sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sistema multimédia

Dispositivo de entrada- são dispositivos que fornecem dados para operações em um programa, também chamados de unidades de entrada (no inglês input/output - entrada/saída).  
Dizendo de outra forma, um dispositivo de entrada permite a comunicação no sentido do utilizador para o computador. Também São todos os dispositivos que fornecem informação ao computador.
Permite a comunicação do usuário com o computador. São dispositivos que enviam dados analógicos ao computador para processamento.
Exemplos: teclado, mouse, caneta ótica, scanner.







Fig.1-Teclado





Dispositivo de saída- são dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, também chamados de unidades de saída. Por outras palavras, permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador.
Exemplos: monitor, impressora, caixas de som, placa gráfica, projector de vídeo, fax.

Fig.2-Impressora




Dispositivos de entrada/saída- entrada/saída é um termo utilizado quase que exclusivamente no ramo da computação (ou informática), indicando entrada (inserção) de dados por meio de algum código ou programa, para algum outro programa ou hardware, bem como a sua saída (obtenção de dados) ou retorno de dados, como resultado de alguma operação de algum programa, consequentemente resultado de alguma entrada. 
São exemplos de unidades de entrada de um computador: disco rígido, microfone, teclado, mouse, tela sensível ao toque, Scanner, Leitor de código de barras, Celular, Pendrive, Máquina fotográfica digital, Webcam, joystick e outros acessórios de jogos.
São exemplos de unidades de saída de um computador: monitor, caixas de som, impressora, disco rígido. 
Algumas unidades são de entrada e saída de dados: disco rígido, disco flexível ou disquete, monitor sensível a toques, pendrive, joystick vibratório e impressora.










Fig.3-Pendrive

Dispositivo de armazenamento - é um dispositivo capaz de gravar (armazenar) informação. Essa gravação de dados pode ser feita virtualmente, usando qualquer forma de energia. Um dispositivo de armazenamento retém informação, processa informação, ou ambos. Dispositivos que processam informações podem tanto acessar uma média de gravação portátil, ou podem ter um componente permanente que armazena e obtém dados. 

Tipos de dispositivos de armazenamento:
Por meios magnéticos;
Por meios ópticos;
Por meios electrónicos.


Dispositivo por meio magnético- são os mais antigos e mais amplamente utilizados actualmente, por permitir uma grande densidade de informação, ou seja, armazenar grande quantidade de dados em um pequeno espaço físico.
Exemplos:HDs, disquetes, disco rígido.






Fig.4-Disco rígido




Dispositivo por meio óptico- são os mais utilizados para o armazenamento de informações multimédia, sendo amplamente aplicados no armazenamento de filmes, música, etc. Apesar disso também são muito utilizados para o armazenamento de informações e programas, sendo especialmente utilizados para a instalação de programas no computador.
Exemplos:CDs, DVDs, etc.




Fig.5-CD




Dispositivo por meio electrónico- é o mais recente e é o que mais oferece perspectivas para a evolução do desempenho na tarefa de armazenamento de informação. Esta tecnologia também é conhecida como memórias de estado sólido ou SSDs (solid state drive) por não possuírem partes móveis, apenas circuitos electrónicos que não precisam de se movimentar para ler ou gravar informações.
Exemplos: cartão de memória e pen drive.












Fig.6-cartão de memória

Sem comentários:

Enviar um comentário